top of page

Site em construção. 

289

A 289 nasceu da vontade de um grupo de artistas visuais, residentes no Algarve, de encontrar um espaço onde pudessem desenvolver o seu trabalho, mas o que começou por ser um grupo de apenas 3 ou 4 pessoas, rapidamente aumentou, consolidando cada vez mais a ideia de criar uma associação.

Iniciou-se então a procura de um espaço que pudesse servir as suas necessidades e que permitisse a criação de ateliers de trabalho. Foi algures em 2017 que surgiu a possibilidade de ocupar a antiga sede da Associação de Comandos, no Solar das Pontes de Marchil em Faro, um edifício centenário que se encontrava devoluto e abandonado. Mas a enorme potencialidade deste espaço abria portas para a criação e experimentação de diferentes formas de dinamização, com atividades culturais como workshops, exposições, tertúlias e até mesmo concertos e mostras de cinema. Assim foi até ao ano de 2023, momento em que perdemos esta sede, pela venda do edifício. 

Apesar do revés, com a venda do edifício, a resiliência dos nossos artistas residentes, empenhados em potenciar as artes visuais na região, continua com o mesmo fervor e vontade. Sendo a promoção das artes visuais um dos principais focos da 289, estabelecer e manter protocolos, parcerias com associações e outras organizações de natureza cultural, nacionais e internacionais, é um objetivo desde o seu início.
Sem paredes que nos definam, a Associação 289 agora expande-se além do físico, tecendo a cultura visual do Algarve através de parcerias e eventos que desafiam as fronteiras mais tradicionais da sua atividade.

Associação 289

bottom of page